segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A vidência de um jornal


No sábado, o jornal Correio Braziliense publicou entrevista com o vidente José Acleildo, que inclusive já fez algumas previsões para o Site do Lívio. Contudo, ao ler a entrevista da repórter Luísa Medeiros, percebi que o jornal resolveu fazer vidência com o vidente. Confesso que me choquei. Até onde eu aprendi, não caberia a um veículo de comunicação a tarefa de prever o futuro. Pelo sim, pelo não – já que respeito muito o trabalho tanto de Acleildo quanto de Luísa e claro, o do maior jornal da capital -, peço ajuda na análise...


“Vidente aposta em vitória de Agnelo no 2º turno” é o título.



Mas, esperem aí... Vejam o que diz o vidente na entrevista:


As chances do candidato da oposição (Agnelo) vão ser ampliadas porque a situação do Palácio do Planalto e o lobby dos políticos já eleitos serão definitivos para essa etapa. Por uma questão de trama política, dificilmente Roriz conseguiria se safar. Não posso assinar a previsão de que Agnelo vai ganhar a eleição. O julgamento das urnas vai mostrar a pouca diferença de um para o outro. Roriz é homem carismático, populista, tudo o que o adversário não é. Agnelo pode ter prestígio, conhecimento, dinheiro, máquina, mas ele não tem o que o povo chama de axé. É esperar e conferir.


O próprio texto introdutório já avisava:


Acleildo foi menos enfático em relação ao GDF, ainda um pouco nebuloso. O guru disse que o segundo turno virá e há chances de o petista Agnelo Queiroz levar a melhor, apesar de ele não ter o “axé” que o principal adversário, o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), possui.


E o jornal parece preocupado com a situação de Agnelo...


No decorrer da disputa, você disse que surgirão novos escândalos. Algo que atinja Agnelo?

Isso já existe. Há determinadas denúncias que, se o autor fizer, vão acabar respingando no Agnelo. Existem outras que você administra, como Roriz está fazendo, dizendo apenas que não sabia o que estava acontecendo. Poderemos ir para as urnas com uma diferença de menos de 1% dos votos. Aí, é o grande perigo da contagem de 50% mais um e acontecer o filme a que assistimos algumas vezes. Então, vão ao Supremo para invalidar a votação e há a possibilidade de termos mais uma eleição no DF. Mas como já lhe disse, no Supremo, Roriz ganha o pleito. Aí, ele se tornaria o governador legítimo.


Não quero ser tendencioso, mas estou certo ou não? Quem previu a vitória de Agnelo Queiroz foi Acleildo ou o Correio Braziliense?


Deixem seus comentários.


Livio Di Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário