segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Comunidade nordestina dá apoio a Roriz‏


NORDESTE – Na tradicional Festa dos Paraibanos, famílias nordestinas se unem para eleger Roriz

A comunidade nordestina, que reúne milhares de trabalhadores que saíram do Nordeste para construir Brasilia e que hoje continuam a desenvolver o Distrito Federal, manifestou neste domingo (12) apoio ao candidato a governador Joaquim Roriz (PSC 20). Na tradicional “Festa dos Paraibanos”, realizada anualmente em Valparaíso, Roriz foi homenageado e recebeu o apoio e a solidariedade da comunidade brasiliense nordestina.

Acompanhado de seu vice, Jofran Frejat (PR) e da candidata ao Senado Maria de Lourdes Abadia (PSDB), Roriz foi muito abraçado, posou para fotos com seus eleitores e cantou com o povo o refrão da música de sua campanha. “Estar aqui, junto com os bravos nordestinos, é uma satisfação muito grande. Sem a força dos trabalhadores do Nordeste Brasília não seria construída. E é com a força do trabalho dos nordestinos que Brasília continua a crescer. Por isso, tenho orgulho desses bravos brasileiros, gente que, assim como eu, que sou de Goiás, trabalha por Brasília e pelo nosso Brasil”, enfatizou Roriz.

O candidato lembrou que centenas de famílias nordestinas e de outras regiões brasileiras foram contempladas com lotes, água, luz, saúde, educação e outros benefícios nas nove cidades que ele criou. “Estou sendo processado por ter feito isso pra vocês”, afirmou. “Cada um desses processos me dá mais disposição para continuar. Quero dar mais moradia, emprego e saúde para os que mais precisam”, assegurou.

Roriz advertiu que a eleição para o Governo do DF está polarizada. Segundo Roriz, de um lado há o candidato do PT, partido que quando governou o DF “não fez nada”; do outro, há um candidato a governador que acabou com as favelas, criou noves cidades, implantou pólos de desenvolvimento econômico e ainda construiu monumentos como a Ponte JK. Depois, defendeu que o PT é o partido das promessas que não se realizam, enquanto ele é o candidato que tem história e, pelo que já construiu, pode fazer mais. “Eles só prometem. Eu fiz e faço”, afirmou.

Roriz pediu a comunidade nordestina que elejam candidatos que, assim como ele, tenham compromisso com quem trabalha pelos mais humildes. “Votem em mim, mas votem também na Maria Abadia e no Fraga para o Senado, porque vou precisar deles para governar Brasília”, pediu Roriz.


O encontro foi encerrado ao som, na versão nordestina, da música oficial da campanha “Eu Sou Roriz”.

Um comentário:

  1. Boa noite.

    Meu nome é Felipe e assisti a reportagem sobre os nordestinos que vêm para São Paulo tentar a sorte. A idéia da reportagem foi ótima, mas não foi bem executada. A Band perdeu a oportunidade de fazer sua parte social no que diz respeito a não incentivar essas pessoas humildes a vir para São Paulo e ainda passou a imagem de que o paulista é racista.
    A Band perdeu a oportunidade de passar para essas pessoas, que são batalhadoras, como eles mesmo disseram, a importância deles canalizarem essa caracterista e lutarem por uma melhora para a sua região. A importância da união deles lá e não aqui, a garra titulada por eles que deveria ser usada para cobrar dos politicos nordestinos melhores condições e não aqui em São Paulo exigindo moradia, bolsa aluguel e tantos outros benefícios que eles exigem dos governos de São Paulo, que nem por eles foram escolhidos.
    Eu, graças a Deus, nasci numa família de classe média, nem alta nem baixa e sim média. Quando eu sai de casa tive que dividir aluguel com mais 6 pessoas, batalhei e batalhei muito e hoje ainda não tenho minha casa, mas já moro em um apto confortável.
    Agora, chegar em SP, montar um barraco para depois exigir moradia é fácil. Eu não vejo nenhum merito nisso. Por quê eles não exigem moradia lá? Não existe lugar no mundo que consegue construir a quantidade de moradias para abrigar todos os nordestinos que chegam diariamente em SP.
    Algumas perguntas que poderiam ser feitas:
    - Por que o nordestino não se une no nordeste para exigir melhores condições?
    - Por que em São Paulo as coisas são melhores?
    - Por que o nordestino acha que tem o direito de chegar, invadir areas e ainda ter benefícios?
    - Por que o nordestino reclama da nossa cidade, reclama dos nossos políticos e vem para São Paulo?
    - Por que o nordestino não exige tanto dos políticos nordestinos como eles exigem aqui?
    O meu email pode parecer racista, mas podem ter certeza que racismo é uma coisa que eu abomino. O meu caso não é rascimo e sim estar indignado. Indignado por ver reportagens de "sem tetos" invadindo locais no centro de São Paulo para exigir moradias e 90% deles são nordestinos. Eu fico indignado quando vejo eles fechando avenidades protestando, querendo direitos. Por que eles não se organizam e exigem melhores condições lá? Por quê eles não se organizam e votam melhor lá? Por que eles não exigem seus direitos para os políticos de lá?
    Como eu disse, esse não é um email rascista e sim de ajuda, pois se eles fizessem isso não precisariam largar suas famíliares e viver com a saudade que é uma dor horrível. Eu sou totalmente a favor das pessoas sairem atrás de condições melhores para suas vidas, mas eu sou a favor também das pessoas que brigam por condições melhores. A região nordeste não está em guerra, as famílias que são atingidas pela a seca são minoria, talvez a região teria até mais chance de ser melhor, em condições sociais, do que São Paulo. Isto é, mudar a situação do nordeste não é dificil é só o povo se organizar como eles já fazem aqui. Mas mudar, brigar e se organizar dá mais trabalho, é mais fácil vir para São Paulo aonde já está tudo pronto. E temos um nome para quando se escolhe o caminho mais fácil...

    Abraço.

    ResponderExcluir