sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Roriz vai escriturar terras rurais‏. Roriz fala e faz!!




AGRICULTURA – Ele também vai duplicar a compra de leite, asfaltar estradas e recriar a Secretaria do Meio Ambiente

O candidato a governador Joaquim Roriz (PSC 20) vai escriturar todas as terras rurais no prazo de um ano, duplicará as compras de leite feitas pelo governo, instalará diversos postos de saúde na região rural, integrará o Entorno através da RIDE, asfaltará todas as estradas vicinais do DF e recriará a Secretaria do Meio Ambiente. Estes foram os principais compromissos assumidos por Roriz ao participar, na manhã de hoje, de debate com ruralistas promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária do DF.

Antes de responder a perguntas dos associados, Roriz ouviu o presidente da FAPE-DF, Renato Simplício, expor a situação e necessidades relativas ao crédito rural, regularização fundiária, meio ambiente, pesquisa e transferência de tecnologia, assistência técnica e extensão rural, qualidade de vida e segurança, qualificação profissional e educação rural e industrialização agropecuária.

Roriz destacou sua intimidade com a área rural, pois nasceu e cresceu em Goiás e que foi no meio rural que despertou para a política. “Hoje, o Centro-Oeste é a maior reserva agricultável do planeta, tem topografia razoável, não tem acidentes climáticos, sabemos quando a seca começa e quando acaba. Será que não é aqui a solução não só para o Brasil acabar com a fome, mas também para o mundo?”, indagou. “Como governador, vou fazer uma revolução administrativa no DF e a área rural se beneficiará também”.


REGULARIZAÇÃO - Ao ser indagado sobre as pessoas que vivem na área rural e estão na condição de posseiros, Roriz disse que, eleito, vai escriturar todas as terras nesta situação. “Sempre tive a intenção de regularizar as terras do DF por entender que é direito dos produtores rurais, e por meio de lei, queríamos fazer o registros dos seus legítimos ocupantes. Mas o PT entrou na Justiça, apontando a lei como inconstitucional”. Após anos de tramitação, a Justiça acabou por votar pela legalidade. Assim, ao voltar ao GDF, Roriz vai entregar a escritura definitiva para os proprietários de terras rurais.


SAÚDE - Em relação à saúde, Roriz destacou que escolheu para vice em sua chapa o médico Jofran Frejat (PR), que vai coordenar a área em todos os recantos do DF. “Ele está a meu lado, é um homem competente, já foi secretário de Saúde e terá um papel importante”, garantiu.


LEITE - Quanto a compra de leite para os programas do governo, Roriz disse que, quando deixou o governo, o GDF fornecia 130 mil litros do produto, e hoje compra apenas 20 mil litros. “Não concordo com isso, não só pela injustiça com os produtores de leite, mas com as crianças que deixam de ter um alimento básico para o seu crescimento. Por isso, esse programa tem de ser ampliado, e será triplicado”, garantiu.


Ao final, Roriz agradeceu aos organizadores e elogiou o formato do debate. “Gostaria que todos os debates fossem deste nível, pois aqui discutimos coisas sérias, enquanto em outros há tentativas de denegrir a imagem do político, para depois usar nos programas eleitorais, na mídia”, reclamou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário