
Vencidas barreiras burocráticas, os partidos iniciam hoje a corrida pelas doações de campanha. As principais candidaturas, porém, ainda não estão prontas para arrecadar via internet com o uso de cartões, uma das principais novidades desta eleição.
Entraves operacionais e dúvidas quanto à aplicação da legislação atrasaram o desenvolvimento dos sistemas de doação com cartões de débito e crédito, segundo as campanhas de Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).
Porém, as assessorias dos candidatos dizem que a expectativa é que os problemas sejam superados nos próximos dias e que a nova forma de arrecadação seja implantada o mais rápido possível.
Oficialmente, a campanha começou no dia 6, mas, na última semana, partidos e candidatos se dedicaram ao cumprimento de várias exigências da lei para a abertura de contas bancárias para a arrecadação.
Toda movimentação financeira das candidaturas deve passar obrigatoriamente por essas contas, para que a Justiça Eleitoral monitore as doações.
Na semana passada, foram formalizados cerca de 21 mil registros de candidaturas no país, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.
Desse total, mais de 18 mil candidatos já conseguiram números de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) da Receita Federal e já podem abrir suas contas.
Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário