
O jornal Tribuna do Brasil encerra hoje a série de entrevistas com candidatos a governador do Distrito Federal com o candidato Joaquim Roriz, do PSC.
Quais seriam as soluções imediatas para problemas como a falta de medicamentos, leitos médicos, equipamentos para diagnóstico e qualificação profissional dos servidores que atuam nos hospitais da rede pública?
A falta de medicamentos e de materiais médico-hospitalares será suprida com a imediata aquisição de todos os itens necessários ao bom atendimento à população, inclusive os medicamentos de distribuição gratuita nos centros de saúde e na farmácia de alto custo. Para evitar a falta desses medicamentos será feito um planejamento para as aquisições de forma sistemática e rotineira.
Todos os leitos da rede pública que existem e não estão em condições de serem utilizados (bloqueados para internação), quer seja, pela falta de equipamentos, equipes médicas e de enfermagem, serão disponibilizados imediatamente, pela aquisição dos materiais e equipamentos necessários, bem como pela adequação das equipes, tudo isso, para atender bem a população do Distrito Federal, bem como para atender os parâmetros estipulados pelo Ministério da Saúde.
Os equipamentos para diagnóstico e tratamento, quando for o caso, serão recuperados e aqueles que não puderem ser recuperados, serão substituídos. Os equipamentos que foram adquiridos e ainda aguardando instalação, serão imediatamente instalados. A aquisição de novos equipamentos será objeto de planejamento e adequação de locais para instalação.
A qualificação de todos os profissionais de saúde será feita por meio de cursos permanentes de formação e aperfeiçoamento.
Todas essas ações permitirão melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde, com qualidade, segurança e agilidade, permitindo um melhor atendimento à população.
Quais seriam as soluções imediatas propostas pelo senhor para aumentar a oferta de vagas na rede pública de ensino, melhorar a qualidade do ensino e reverter o péssimo estado de conservação das escolas públicas?
Vamos universalizar a oferta da educação integral de qualidade, garantindo o acesso e permanência na escola desde a educação infantil até o ensino profissionalizante e superior.
Vamos ampliar a escola de tempo integral para o ensino fundamental com destinação do turno adicional para atividades curriculares e extracurriculares diversificadas. Vamos ampliar os investimentos na infraestrutura física, reformar as escolas, quando for o caso, e expandir a rede pública onde for necessária a construção de novas escolas. Vamos ainda aparelhar as unidades escolares existentes, garantindo a todas auditório, laboratórios de ciência e informática com acesso à internet e salas com recursos audiovisuais.
Qual seria a solução mais adequada para melhorar a qualidade do transporte público sem aumentar o valor da tarifa e atender a toda população que vem do Entorno do DF para trabalhar no centro de Brasília?
Vamos adotar transportes públicos integrados que permitam aos usuários deslocamentos mais rápidos, confortáveis e a custos socialmente justos, apoiados por todas as alternativas tecnológicas disponíveis. Vamos integrar todos os meios de transportes, ônibus, táxis, metrô e transportes alternativos – há espaços pára todos.
Levarei o metrô a todas as cidades, até o final da Asa Norte. Levaremos o metrô, também, a Águas Lindas, além de promover ações com o Governo de Goiás visando à integração dos sistemas desse Estado com o DF.
No meu Governo só haverá aumento de tarifa, se for comprovado por intermédio das planilhas de custo e se as regras estipuladas no contrato de concessão, assim o permitirem.
O que poderia ser feito para melhorar a qualificação dos agentes de segurança pública e o atendimento às ocorrências, proporcionando mais agilidade e rapidez?
Os agentes de segurança pública do DF recebem a formação necessária para o bom desempenho de suas atividades, portanto os problemas da segurança pública local não são oriundos da falta de qualificação e sim, da falta de equipamentos e materiais ou das condições precárias dos existentes, dificultando assim, a atuação dos agentes de segurança.
Também contribui para a demora do atendimento às ocorrências, o reduzido número de equipes para pronto atendimento em local do crime ou acidentes com vítima ou que envolva veículo oficial. Vamos, com certeza, ampliar o efetivo de policiais civis e militares.
Qual será o seu grande projeto para Brasília?
Recuperar a auto-estima de Brasília e de seu povo. Vou governar para todos, fazendo um governo moderno, mas, principalmente, vou assistir aos menos favorecidos, dando acesso à moradia digna, resgatar o sistema de saúde pública, garantir o acesso à educação, melhorar o sistema de transporte público, o trânsito e dar maior segurança à população. Essa é uma tarefa enorme.
Qual o lugar que o Senhor mais gosta em Brasília (lugar específico)?
Samambaia, porque vi nascer e quando vou lá sinto alegria de ver o crescimento da cidade, de ver os prédios altos, de ver o comércio funcionando. Sinto emoção em ver tanta gente trabalhando e vivendo em Samambaia, feliz porque tem uma casa para morar.
Tribuna do Brasil
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir