segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Abandono ameaça Parque do Gatumé



A nascente Gatumé, localizada no Parque Ecológico Gatumé, em Samambaia, foi por muitos anos local de brincadeiras, descontrações e lazer para crianças e adolescentes da comunidade. Atualmente, a região vive um descaso das autoridades públicas que insistem em ignorar a Área de Proteção Ambiental – APA – Árie JK. A população teme o pior, que é a nascente chegar ao fim devido ao excesso de lixos, queimadas e falta de manutenção.

Esta semana foi aprovada pelo Governo do Distrito Federal – GDF, uma nova legislação que reclassifica os parques nas categorias urbanos e ecológicos. A Associação dos Moradores e amigos da Expansão de Samambaia vem a tona pedir apoio para que as autoridades, a imprensa e os empresários do DF, possam “Abraçar o Parque Gatumé – Por uma Brasília mais verde”.

A Associação de Moradores e Amigos da Expansão de Samambaia criou o projeto “Expansão Verde”, que busca preservar, limpar e cuidar do Parque Ecológico Gatumé (Criado pelo Decreto Nº. 26.437/2005), que atualmente está abandonado e sem nenhum cuidado do Governo do Distrito Federal. O Parque Ecológico Gatumé está localizado entre a QR 425 e QR 427, em Samambaia Norte e ainda corre o risco de ser vizinho de um aterro sanitário – que está em fase de implantação.

A região do Parque Gatumé é aberta e não oferece segurança para os moradores, sendo assim a área fica imprópria para o lazer. A luta da comunidade e que seja feito à implementação de áreas de lazer, bancos e uma administração para evitar a depredação da região.



Notibras

Nenhum comentário:

Postar um comentário