sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Pesquisa dá empate técnico no DF


VIRADA – Instituto Parlamento, que previu segundo turno, aponta diferença de apenas 5% entre candidatos


É cada vez menor a diferença que separa a candidata do PSC, Weslian Roriz, do petista Agnelo Queiroz, segundo levantamento feito pelo Instituto Parlamento Pesquisa de Opinião e Mercado, publicado na edição desta terça-feira (19) pelo jornal “Tribuna do Brasil”. Conforme a pesquisa, a vantagem de Agnelo agora é de apenas 5,1%, o que configura empate técnico entre os dois candidatos. Dona Weslian subiu para 42,4% enquanto o petista caiu para 47,5%, segundo o Instituto Parlamento.

A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de outubro, quando foram consultados 1.600 eleitores em todas as cidades do Distrito Federal. O número de indecisos chegou a 5,94% dos entrevistados, e os votos brancos e nulos somaram 4,19%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) sob número de protocolo 37886-2010.

O instituto também abordou na pesquisa outros temas, como aborto e religião. Segundo o levantamento, 89,97% dos entrevistados declaram ser contra o aborto, enquanto 7,46% apoiaram liberalização do aborto no Brasil, conforme defende o estatuto do PT, partido de Agnelo. Dos eleitores consultados, 3,57% não quiseram opinar ou não souberam responder.

Com relação a assuntos religiosos, 96,06% dos eleitores afirmaram acreditar em Deus, enquanto 2,25% disseram que são ateus. O número de pessoas que não souberam responder chegou a 0,25% dos entrevistados, e o número de pessoas que deixaram de expressar opinião somou 1,44%, segundo a pesquisa.

O instituto também quis saber em quem os eleitores de Marina Silva (PV) e de José Serra (PSDB) pretendem votar no segundo turno no DF. Entre os eleitores de Marina, 15,56% declararam que agora vão votar em Weslian Roriz e 18,56% disseram que votarão no petista. Dos eleitores de Serra, 13,13% disseram apoiar a candidata do PSC ao Palácio do Buriti, e 7,63% manifestaram apoio ao candidato do PT.

A maioria dos institutos de pesquisa errou ao prever que os petistas Agnelo e Dilma Rousseff venceriam no primeiro. No DF, o Instituto Parlamento acertou ao divulgar pesquisa prevendo que D. Weslian e Serra estariam no segundo turno.

Um comentário:

  1. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o petista recebeu 66,1% dos votos, contra 33,9% de Weslian Roriz (PSC), mulher do ex-governador Joaquim Roriz (PSC).

    empate técnico aonde???


    kkkkkkkkkkkkkkk


    P.I.G

    ResponderExcluir