sexta-feira, 29 de outubro de 2010

D. Weslian desconcerta petista no debate


CORRUPÇÃO – Nervoso, candidato do PT não responde denúncia de que desviou dinheiro do Ministério do Esporte

A candidata a governadora Weslian Roriz (PSC 20), no debate promovido quinta-feira (28) pela TV Globo, além de apresentar e defender propostas para resolver os problemas do Distrito Federal, deixou o adversário Agnelo Queiroz (PT) nervoso e incomodado ao abordar dois temas: as denúncias do envolvimento dele num esquema de corrupção no Ministério do Esporte quando ele era ministro e a aliança que o petista fez com o PDMB.

O próprio Agnelo puxou o tema das denúncias, quie foram veiculadas nos programas eleitorais de Dona Weslian, ao perguntar se ela conhecia os denunciantes. “Doutor Agnelo, quero ser franca com o senhor. As verdades são ditas, não ficam escondidas de ninguém. Se aconteceu e mostrou é porque existe. Ninguém vai pra TV contar o que não existe”, respondeu Dona Weslian, sem se aprofundar nas denúncias exibidas por duas testemunhas que garantem que Agnelo comandou o esquema que desviou dinheiro do Ministério do Esporte.
Na tréplica, Agnelo, visivelmente inconfortável com o assunto, reagiu tentando desqualificar as testemunhas e as acusações. Em momento algum, porém, o candidato petista, que se diz “ficha limpa”, procurou esclarecer as denúncias de que recebeu pelo menos R$ 256 mil diretamente dos integrantes do esquema, conforme depoimento deles colhido pela Polícia Civil do DF.

Mesmo sem ter experiência em debates políticos ( foi o segundo que ela participou em um mês de campanha), Dona Weslian desconcertou Agnelo ao questioná-lo sobre a aliança que ele fez para disputar as eleições, lembrando que a chapa dele reúne até deputados envolvidos no esquema de corrupção do Governo Arruda. Agnelo se defendeu dizendo que essa ampla aliança, que reuniu inimigos históricos e políticos que respondem até por pedofilia, era para “o bem de Brasília”. Nos blocos em que os temas era questões pontuais, como transporte e saúde, Dona Weslian, dizendo-se uma “mulher pequena, mas forte”, defendeu as propostas que vem apresentando em seus programas eleitorais. Sobre desemprego, afirmou: “Aqueles necessitados de emprego terão seu emprego garantido. Se eu for eleita, todo trabalhador vai ter seu emprego”, garantiu, acrescentando que também cuidará da capacitação das pessoas para o trabalho e instituirá a Bolsa-Auxílio para os desempregados.

Com relação à saúde, Dona Weslian lembrou que no governo de seu marido, Joaquim Roriz, foram construídos diversos hospitais e que ela construirá a Cidade da Saúde. A candidata ressaltou que quem vai cuidar da pasta será o seu vice, o médico Jofran Frejat, que até hoje ainda é reconhecido como o melhor secretário de Saúde que o DF já teve. “Vou fazer com que a saúde do DF volte a ser do primeiro mundo, que nem no governo do meu marido”, afirmou.

Quando o tema apresentado foi transporte, Dona Weslian voltou a lembrar das realizações feitas no Governo Roriz. "Meu marido construiu o metrô, meu marido fez muita coisa boa nesse governo. Fique seguro que eu sei como é que as pessoas andam na cidade”, afirmou. Ela anunciou que pretende expandir o metrô para a Asa Norte, chegando também a Sobradinho e Planaltina. Além de criar novas linhas, ela destacou que promoverá a integração do metrô com ônibus , microônibus e vans regularizadas.

Dona Weslian aproveitou o debate para defender as declarações do Papa Bento XVI de que os bispos do Brasil têm “o grave dever de emitir um juízo moral também em matérias políticas” e criticou o aborto. "Eu quero dizer para vocês que essa é prioridade do governo, somos contra o aborto e a favor da vida. O papa Bento XVI pediu para nós falarmos com o eleitor". Em seguida, reafirmou sua “fé em Deus” de que fará um bom governo.

Descontraída, ao final ela apontou a coincidência das cores da Globo com as de sua campanha: “a cidade está toda azul, azul como está aqui também” . Depois, como tem feito desde que se lançou candidata, pediu votos para o candidato à presidência José Serra (PSDB), desta vez parodiando o slogam do candidato tucano: “Nós somos do bem, só queremos trazer a feliciade para vocês”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário